Review: "A Quinta Testemunha", de Michael Connelly

26/03/2021

E que tal o mundo do crime pelo lado dos tribunais?
É o que nos traz o livro de Connelly, um crime e a determinação e a obrigação à indiferença moral de um advogado que encontrou a escapatória de volta aos casos de homicídios.



Editora: Porto Editora

Autor: Michael Connelly

Edição: 1

Número de páginas: 488




Sobre o autor

Nascido em Filadélfia, Michael Connelly já ultrapassou os tempos de infância há décadas e agora é uma referência na literatura policial, e vendeu mais de 74 milhões de exemplares à volta do mundo.



O livro

Olá a todos!! :)

Depois de um livro muito mais confuso e denso, avancei para "A Quinta Testemunha" com receio das quase 500 páginas que me aguardavam... Só que, no final, até queria mais! Foi uma leitura incrivelmente leve e fluida.

Mickey é um advogado de defesa. Não, não é o rato Mickey, da Disney... Aliás, foi por isso que tive de alterar a pronúncia do nome do protagonista, não fosse imaginar um tribunal de fantuchada... XD

Mas, bem, estamos na época que se segue à crise de 2008, quando o acionamento das hipotecas se tornou literalmente viral. E é por isso que Mickey se dedica agora a defender clientes que veem as suas casas hipotecadas. Só que, quando uma das suas clientes é acusada de assassinar o dono do banco que a executou, Mickey se vê de volta a um caso verdadeiramente desafiador...

Que leitura! Adorei acompanhar o desenvolvimento deste caso, com meios ilícitos para encontrar provas, investigação paralela e, acima de tudo, medidas de forças e jogadas de tribunal. Juro que vicio facilmente com estas cenas! A brincar, a brincar, estou a ver que ainda vou ler mais umas coisinhas deste género.

A fluidez é um ponto bastante positivo no livro, com diálogos naturais e uma narrativa que nos coloca perfeitamente na cabeça engenhosa do protagonista.

O foco são sempre as cenas passadas dentro do tribunal, cenas essas que são trabalhadas de forma a deixarem-nos elétricos e a suar com o suspense.

A todo o momento sentimo-nos dentro de Mickey e a torcer para que ele vença a disputa em tribunal. Queremos mesmo que ele ganhe, até depois de o ver a fazer tudo o que tem de fazer para o alcançar. É uma personagem determinada e isso faz dele muito mais cativante.

Por outro lado, as personagens não se conseguem desenvolver de uma forma muito clara ou estruturada, o que é, de certa maneira, compreensível, tendo em conta que esse não é o foco da história. À exceção de Mickey, nenhuma delas conhece um desenvolvimento palpável.

Seja como for, a escrita do autor é perfeitamente leve e absolutamente natural, o que lhe confere um ritmo invejável. Contudo, por vezes, senti necessidade de ver mais alguns pormenores, de visualizar mais os espaços, coisa que não acontece em "A Quinta Testemunha".

No final, quando nos preparamos para um desfecho tranquilo, somos surpreendidos com uma verdade que esteve sempre à nossa frente sem que o conseguíssemos entender. É também por esta reviravolta que aconselho o livro a basicamente todos os que se encontram a ler esta review. Desde os que vibram com estas cenas de tribunal aos que só gostam de policiais e conhecem agora o outro lado e até a investigação da defesa. Aconselho mesmo!

Boas leituras!! ;)


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros