Review: "A Seca", de Neal e Jarrod Shusterman
Editora: Saída de Emergência
Autor: Neal e Jarrod Shusterman
Edição: 1
Número de páginas: 320
Sobre os autores
Neal Shusterman é conhecido pela escrita de livros para crianças, adolescentes e adultos. Assim como o filho Jarrod, escreve ainda para o cinema e para a televisão. Ambos estão a trabalhar na adaptação deste livro ao cinema.
O livro
Olá a todos!! :)
Então, como está esse mês de agosto?? O meu está a tentar ser aproveitado para ler, porque apenas agora começaram as minhas verdadeiras férias. E não durarão muito...
Mas, bem, vamos falar sobre este menino... "A Seca" é um livro que nos chama a atenção para um problema verdadeiramente preocupante da atualidade: a escassez de água. Já há uns tempos que a água corre com menor intensidade nas nossas casas do que antes, verdade? Isso não é por acaso...
Nesta história, somos levados à zona sul da Califórnia, a uma situação de seca extrema. A água deixou de pingar das torneiras dos habitantes deste Estado e a situação torna-se verdadeiramente desesperante. No meio das consequências chocantes e catastróficas de um mundo possivelmente não tão longínquo do nosso, a protagonista vê-se sem os pais, numa luta pela sobrevivência.
Bem... Este livro parecia prometer muito mais do que aquilo que verdadeiramente nos traz.
A ideia está lá, e a premissa é deveras cativante, para além de necessária para a humanidade frequentemente despreocupada que habita o nosso planeta a esgotar de recursos. Sinceramente, gostei da forma como os impactos da escassez de água foram explorados pelos autores, começando pelo dia-a-dia da população.
A escrita também é muito boa, e a principal responsável por me manter na leitura até ao final. Normalmente vai direta ao ponto, e mantém uma racionalidade confortável, ao mesmo tempo que dá forma a um conjunto de momentos de leve reflexão. Sem esquecer as comparações, tão peculiares quanto perfeitamente adequadas.
O principal problema foi a falta de organização e planeamento. Senti que a história começou a descambar antes mesmo de se afirmar resolutamente nas nossas cabeças. O rumo dos acontecimentos por vezes não fazia sentido nenhum para o leitor. E o final foi bastante fraquinho. Sem contar com os momentos em que as páginas se alongavam com conteúdo desnecessário, o que inclui alguns dos instantâneos exteriores às personagens que eram atirados para a história em capítulos inteiros.
Fora isso, o campo das personagens é bastante ambíguo. A princípio, até nos conseguimos ir ligando às personagens (ainda que sintamos que a protagonista consegue ser algo chata/plana). Só que depois, entendemos que a sua construção se baseia em estereótipos e não em verdadeiras personalidades.
De qualquer das formas, foi uma leitura agradável, e que me fez sentir MUUUITA sede. Acreditem, fiquei bem hidratado! XD
Felizmente, esta história é capaz de nos fazer valorizar cada gota de água que utilizamos, e pensar em como devemos diminuir o desperdício. E creio que esse era o seu verdadeiro propósito! Por isso, check! Bom trabalho!
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)