Review: "A Seleção", de Kiera Cass
Editora: Marcador
Autor: Kiera Cass
Edição: 2
Número de páginas: 290
Sobre o autor
Kiera Cass nasceu e cresceu em Carolina do Sul. Graduou-se em História pela universidade de Radford e foi, com esta trilogia que se lançou nos tops do NYT.
O livro
Olá a todos!! :)
Num futuro longínquo, existe um país chamado Illéa, que divide a sua população em castas (de 1 a 8), de forma a limitar a sua riqueza, bem como a sua profissão.
Mas a sorte de 35 raparigas poderá mudar! O príncipe herdeiro irá casar-se e uma seleção será feita no palácio real. Para isso, serão "sorteadas" 35 raparigas do reino, as selecionadas, que poderão fazer parte da família real, pertencendo à primeira casta, e ter acesso aos luxos que algumas desconheciam.
Contudo, America Singer não é como as demais. Tem um namorado que ama e relativa paz familiar (à exceção dos incómodos da pobreza, que advêm do facto de ser uma 6).
Pressionada pela família e mesmo pelo namorado, assim como pela ajuda que poderia dar-lhes sendo uma slecionada, acaba por se inscrever. E é selecionada. Como mudará a sua vida?
Este foi um livro que li em dois dias... E que relamente apreciei! Contudo, não foi o suficiente para passar aos meus favoritos!...
Bem, o livro conseguiu prender-me. No início, por querer saber mais sobre este universo criado e sobre a protagonista. Depois, sempre na esperança de saber o que iria acontecer a seguir.
Considerei um pouco cliché. Passa de pobre para rica, a forma como foi construído o romance... o príncipe gentil e prestável. No entanto, quando ao mundo criado, não me posso queixar disso: foi até muito bem construído! :) Desde a História de Illéa, as castas, a seleção até à desconfiança relativamente a essa realidade...
Será que é tudo como parece ser? Até o príncipe America passa a ver de outra forma. Outros assuntos surgem: algumas pistas vão sendo lançadas sobre os rebeldes do reino e o problema que o país enfrenta, o que me deixou curioso.
Confesso que gostei do estilo da autora e da sua escrita. Achei bem organizado. Para além de que torna visíveis os cenários pelas suas descrições fantásticas e leves.
As personagens são diversas, umas boas e outras más, ainda que pudessem estar um pouquinho melhor construídas. A protagonista é cativante, humilda e até engraçada, causando-nos momentos de riso.
Na corte, está rodeada de luxos, mas também de futilidades. Vai-se habituando a este ambiente, mas, verdade seja dita, sem nunca mudar a sua personalidade. Algumas selecionadas mostram-se simpáticas e acabam por se tornarem amigas dela. Já outra conseguem revelar-se irritantes para o leitor, ao pretenderem tirar as outras do caminho (de formas bem mesquinhas).
Afinal, haverá pior que um grupo de raparigas sedentas de poder e dinheiro? E a lutar por um homem? Não sei, não... ;)
(desenho fofinho... Não fui eu!! ahahah)
O romance tem, neste livro, um peso grande. Afinal, deixar o namorado para se juntar a um grupo de raparigas em disputa pelo príncipe tem muito que se lhe diga... Será que ela se vai apaixonar? Bem, no final, intensifica-se o triângulo amoroso, o que me deixa bastante irritado. Este não foi assim "perfeito" mas deixou-me menos zangado com a America... :)
A parte dos vestidos e joias... Não passam de descrições e pormenores... É o que eu acho, claro, mas eu nunca costumo ligar muito para isso..! ahah
Para ser sincero, achei uma boa aposta, ainda que esperasse algo mais (ação, suspense mais forte, mais tensão talvez...). Mas houve momentos que me deixaram de coração apertado, incluindo com risco de vida.
Estou ansiosíssimo pelo próximo volume! :) E, só vos digo, leiam! Especialmente se gostarem do género.
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)