Review: "Destinos Divididos", de Veronica Roth
Editora: HarperCollins
Autor: Veronica Roth
Edição: 1
Número de páginas: 440
Sobre a autora
Veronica Roth nasceu em Nova Iorque, a 19 de agosto de 1988. Nos seus tempos de faculdade, escreveu "Divergente", a sua primeira publicação, iniciando a coleção que lhe valeu uma série de prémios literários muito conceituados.
O livro
Já há algum tempo que queria ler a continuação de "Gravar as Marcas", o livro que, ao mesmo tempo, fecha esta duologia da autora de "Divergente" (já sabem o quanto gostei da coleção!).
Neste volume, os destinos de Cyra e Akos podem mudar de uma forma absolutamente inesperada... Os povos Thuvesit e Shotet continuam em conflito, duas metades verdadeiramente opostas do mesmo planeta. Só que, agora, a animosidade eleva-se ao expoente máximo: a guerra.
Em particular, ela tem um talento imenso na forma de usar o mundo para construir as personagens. Sim, porque, afinal, não somos muito mais do que o produto do nosso mundo, das circunstâncias que nos rodeiam e acabam por moldar. Nesta história, cada dom corrente se relaciona com as personalidades das personages e restringe ou incentiva as suas ações e sentimentos.
Ao mesmo tempo, e ainda que a construção das personagens seja feita aos poucos e aliada a um bom progresso e a significados consistentes, percebemos que o exagero nos detalhes pode, por vezes, assoberbar o leitor e deixá-lo a boiar no meio de cenários que podem parecer estranhamente impossíveis.
Apesar disso, a perspetiva interna e pessoal (no interior da cabeça de cada personagem) leva-nos a uma história que não é talhada para ser épica, mas sim para existir como uma história de pessoas. Entre pessoas. Para pessoas.
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)