Review: "Dois Reinos Negros", de Kendare Blake
Editora: Porto Editora
Autor: Kendare Blake
Edição: 1
Número de páginas: 372
Sobre a autora
Apesar de ter nascido na Coreia do Sul, Kendare Blake cresceu no Minesotta, e chegou mesmo a estudar em Londres. Após o seu Master em Escrita Criativa, a autora publicou diversos best-sellers, dos quais se destaca "Anna Vestida de Sangue".
O livro
Olá a todos!! :)
Ai, ai, ai...
Ai ai!, Ai ai!, Ai ai!! Em que raio de confusão está esta ilha metida...? As coisas estavam relativamente estáveis, apesar do fim repentino do outro livro que me fez desejar este de morte... Mas agora é o caos que domina! E todas as personagens se tornaram puros sobreviventes sob o seu manto obscuro e misterioso...
Katherine está inevitavelmente presa à maldição que lhe domina o corpo, e cada vez mais incapaz de a controlar. Arsinoe tem um conjunto de sonhos realistas que a fazem viver uma história muito particular e perturbadora do passado da ilha, como se estivessem a puxá-la (bem como a Mirabella) lá para dentro outra vez.
E como se isso não fosse suficiente, temos Jules mergulhada numa lenda que a envolve e que a faz ser desejada por muitos dos habitantes de Fennbirn para que encabece uma rebelião sem precedentes contra a coroa e o sistema de rainhas...
Meu Deus! Que história! Acho que a autora está cada vez mais perfecionista na construção das histórias e a ganhar uma maestria ainda maior. Fiquei absolutamente viciado pela trama! Temos aqui um pouco de tudo o que adoro: fantasia, romance YA e todo um ambiente místico e a roçar o lendário que ganha um espaço novo neste volume. Isto tudo sem esquecer aquele toque sombrio que ficou simplesmente perfeito nesta história, ao juntar o dark psicológico ao visual.
Aquilo que mais me cativou enquanto diferencial face aos livros anteriores foi a capacidade exímia da autora de explorar o passado da Ilha de forma nada confusa e, ainda assim, bastante profunda! A mesma capacidade que nos conduz até essa verdade - que desencadeou efeitos imensos para a história -, gota a gora, para nos fazer chegar até ao final do livro com uma sede incontrolável.
Algo que, sem dúvida, ajuda a este ritmo é o facto de estar sempre a acontecer algo. Somos apresentados essencialmente a três núcleos: a rainha Katharine, as irmãs Arsinoe e Mirabella, e Jules e a rebelião. E, assim, temos sempre vários motivos para ignorarmos a nossa vida e ficarmos apenas agarrados a este livro endiabrado :P A sério, é mesmo difícil largar... Em particular, a partir da metade (porque até lá os capítulos ainda são um pouco longos).
A escrita da autora ajuda imenso à fluidez da leitura, sendo bastante objetiva e, ao mesmo tempo, conduzindo a história com alguma beleza e no tom equilibrado entre jovialidade e peso que a história exige. Para além disso, todas as pontas são bem apertadas de modo a que as cenas que fomos presenciando nos façam sempre sentido e tenham sido efetivamente necessárias.
Quanto às personagens, só tenho a dizer que adoro todas! Mesmo as mais cruéis (hm hmm, especialmente as mais cruéis). Não existem personagens só boas ou más, todas têm os seus motivos, as suas crenças, as suas falhas que fazem delas humanas. E Blake consegue apresentar-nos todas estas dimensões sem dramas ou reflexões aborrecidas. Pelo contrário, o que faz destas personagens tão cativantes é o facto de serem duras. Rijas. Mesmo quando o destino não sopra a seu favor.
E é assim que acabamos absolutamente viciados. Claro que, depois de umas cem páginas finais em que é literalmente impossível piscar sequer os olhos (e de um final com reviravoltas que me tiram o tapete e me fazem bater de cu no chão!!), tudo o que quero é ler a continuação! Conhecer mais sobre o passado da ilha, saber o que se vai passar com as personagens, o que vai ser da vida dos habitantes de Fennbirn e de cada um dos que fisgaram o meu coração! Só de pensar que a coleção está quase a terminar... :(((((
Ajuda, Porto Editora! Ajuda!! Preciso do quarto livro, vá láááá!!!
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)