Review: "Electrões de Um Átomo", de Nuno Silva Caeiro
Editora: Chiado Editora
Autor: Nuno Silva Caeiro
Edição: 1
Número de páginas: 116
Sobre o autor
Nascido em 1978, Nuno foi criado pelos seus avós maternos, numa pequena aldeia nos arredores de Vila Nova de Famalicão. Foi obrigado a abandonar os estudos no final de 2000, por dificuldades económicas, e nunca conseguiu estabelecer uma carreira. Os insucessos que tem sofrido, marcam profundamente o seu espirito sensível.
O livro
Olá a todos!! :)
Como sabem, não sou leitor habitual de poesia. Raramente leio e, quando o faço, apenas me foco num ou noutro poemas avulsos, nunca num livro organizado. No entanto, este foi enviado de "surpresa" pela editora, e eu tive todo o gosto em fazer a leitura! :)
Bem, antes de mais, devo dizer que não esperava o que encontrei. Pensei em algo mais intrincado, de difícil compreensão. E, pelo título, até algo mais negro ou negativista. Mas digamos que é "venda de gato por lebre"... No meu caso, resultou, mas não posso garantir que o mesmo vá acontecer aos que preferem uma perspetiva mais negra.
De qualquer das formas, achei a ideia curiosa, e alguns dos poemas atingiram a originalidade. Como aquele que se resumia a uma metáfora respeitante a Deus e o Diabo a jogarem xadrez! Esse foi um dos meus favoritos.
Já outros não passam do cliché da amada, da sua beleza infinita, do seu jeito cativante, etc e tal... Primeiro uma, depois um fim de relação; mais tarde, é outra... Essas partes não me agradaram tanto, ainda que façam notar uma certa organização, uma estrutura minimamente coerente (mesmo que não perfeita).
O estilo do autor á bastante leve, humilde até. Vamos seguindo a sua escrita com uma rapidez e fluidez bastante agradáveis. No entanto, este acaba por ser atrapalhado pelos erros de revisão, que, na poesia, são verdadeiramente incómodos, e imperdoáveis.
Finalmente, tenho a dizer que li o livro em pouco mais de uma hora. Lê-se rapidamente, com um certo gosto. No entanto, por muito que se queira, não passa disso. Lê-se, compreende-se e passa-se o tempo mais facilmente. É um livro "ok"...
Visto que se trata de um livro de diversos poemas, não posso avaliar a história ou as personagens, nem nada daquilo a que estamos habituados, pelo que a resenha ficará por aqui, bem curtinha. Se gostarem de uma poesia levezinha e rápida, sem grandes expectativas, arrisquem na leitura deste livro.
Boas leituras!! ;)
PS: Na véspera da noite de Halloween, contem com a opinião de um filme mais ou menos relacionado, um filme mais "atemorizante" do que o habitual. :P
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)