Review: "Felizmente Há Luar", de Luis de Strau Monteiro
Editora: Areal
Autor: Luís de Sttau Monteiro
Edição: (2007)
Número de páginas: 144
Sobre o autor
Luís de Sttau Monteiro nasceu em 1926 e mudou-se para Inglaterra com dez anos, na companhia do pai, embaixador de Portugal, até 1943. É em Inglaterra que contacta com movimentos de vanguarda literária, que influenciarão a sua vida na escrita.
O livro
Olá a todos!! :)
"Felizmente Há Luar" foi-me aconselhado de entre alguns livros de leitura obrigatória para as aulas... Já tinha ouvido falar dele mas não sabia do que se tratava.
A obra foi escrita durante a ditadura salazarista e riscado pelo lápis azul, devido á mensagem que passa, um apelo à luta pela liberdade, à esperança pela mudança. Assim sendo, só foi publicado em 1978, após o 25 de abril.
O tempo da ação situa-se durante o domínio inglês (com Beresford) após as Invasões Francesas a Portugal e a fuga da família real para o Brasil (1807). O autor vai fazer uma ligação (muito bem conseguida, diga-se de passagem) entre as duas realidades do mesmo país.
Nestas poucas páginas, o autor consegue retratar a miséria sob a qual a população vive, o sentimento face ao "governo", a repressão,...
É uma peça de teatro e divide-se em dois atos. Cada um deles começa com o povo e, por uma razão ou por outra, passa até aos poderosos; são eles: Beresford, que mostra a superioridade inglesa, D Miguel, com a sua demagogia política (crítica a Salazar), e Principal Sousa (símbolo da influência da Igreja no governo).
Existe uma personagem de extrema importância, Gomes Freire de Andrade, que nunca aparece em cena. É acusado de preparar uma revolução e será executado (como estratégia do governo para tirar a esperança à população).
A diagramação é boa, a capa ilustrativa. A leitura não flui mal, e as notas laterais deixadas pelo autor auxiliam a leitura (permitindo-nos visualizar os movimentos e perceber os significados e tons de voz).
O autor não poupa em simbolismos, especialmente nos pormenores: uma saia, o luar e a fogueira da cena final, uma moeda, informadores, entre muitos outros.
Enfim, a ideia é boa, a mensagem também. É uma pena que não consiga que as personagens cativem e lhe falte "vida". De qualquer das formas, aconselho a leitura, especialmente ao leitor mais atento, que certamente apreciará descobrir estas ligações e significados.
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)