Review: "Gregor: A Terceira Profecia", de Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Autor: Suzanne Collins
Edição: 1
Número de páginas: 288
Sobre a autora
Suzanne Marie Collins, nascida a 10 de agosto de 1962, é uma escritora e roteirista de ficção científica e literatura infantojuvenil americana, conhecida principalmente pela trilogia "The Hunger Games".
O livro
Olá a todos!! :)
Após dois livros desta coleção, não tive grandes problemas em seguir em frente, para o terceiro de uma série da autora da minha tão adorada "The Hunger Games"... No entanto, trazia algumas reservas, dada a descida de qualidade para o segundo livro. Infelizmente, a tendência pareceu não se ter invertido...
Depois do final trágico da aventura anterior (sem confirmação conclusiva da morte de Meliora ou de Tip), Gregor recebe um pedido: terá de voltar à Subterra para salvar os animais de sangue quente, que estão a sofrer os efeitos de uma peste devastadora...
O Guerreiro leva a sua irmã Boots, como de costume. E, desta vez, também a sua mãe, condição imposta por ela para que o rapaz partisse. Mas também a própria é afetada, bem como alguns dos amigos que Gregor fizera naquele lugar. Para os salvar, o rapaz de 10 anos terá de enfrentar uma viagem que tem tanto de perigosa como de perturbadoramente estranha...
Será que vai conseguir evitar a sua morte??
Desta vez, a profecia deixa um pouco a desejar... Não conseguiu (pelo menos, comigo) aquela reviravolta final, que, nos outros dois volumes, me deixava de queixo caído e aquela sensação de pequena tontura enquanto digo "Como raio...?".
Depois de ter criado um mundo com bastante criatividade, acho bom que a autora tenha acrescentado sempre alguns pormenores que enriqueçam a história e a aventura vivida pelas personagens.
Já estas são o ponto mais baixo (mas, ainda assim, não tão baixo) do livro, com as personagens novas (e uma ou duas antigas) a conseguirem tirarem-nos verdadeiramente do sério com as suas atitudes. De qualquer das formas, para um livro do género, elas estão bem construídas.
A escrita flui facilmente, sendo a narrativa mais leve (e divertida) do que em "The Hunger Games", o que adequa melhor o livro ao público infanto-juvenil, ao mesmo tempo que o mantém interessante para os leitores mais velhos.
Isto contribui, claro para que nos possamos divertir um bocadinho no meio da pressão e da ação que cobre toda a leitura. Incluindo um momento bem emotivo, perto do final... Enfim, essa cena valeu bem a pena!
Resta-me aconselhar a leitura a todos, especialmente àqueles que leram e gostaram do primeiro livro (se ainda não o fizeram, esse eu recomendo sem quaisquer reservas!). Não é tão bom quanto esse, mas vale a pena! :)
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)