Review: "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J K Rowling
Editora: Editorial Presença
Autor: J K Rowling
Edição: 38
Número de páginas: 357
Sobre a autora
J K Rowling é autora de algumas obras (poucas), das quais se destaca a coleção de sete volumes, "Harry Potter", incluindo também o livro "Morte Súbita", este para adultos. A coleção fez desta escritora a primeira pessoa a tonar-se bilionário por escrever livros, tendo atingido fortunas impensáveis!!
O livro
Olá a todos!! :)
Terminei hoje o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal"... É verdade! Nunca tinha lido nenhum livro do HP... Esta coleção que acompanhou tantos jovens e adultos e que inspirou milhares de produções artísticas à volta do mundo...
E consegui perceber por que é que isso aconteceu..! Descrevo o livro numa palavra: BRI-LHAN-TE, ou então PER-FEI-TO!! Adorei mesmo!
Na minha opinião, acaba por mostrar que o simples muitas vezes é o melhor..! Parece-nos algo "fácil de imaginar"... Um rapazinho órfão que vive com os tios desde que nasceu (mal tratado por estes) e que, de repente, descobre que é feiticeiro! Mas até nem é só isso... O mundo da magia sofreu uma fase em que as Trevas (dominadas por Voldemort) instalaram o pânico! E, filho de grandes feiticeiros, em bebé, Harry Potter acaba com esse malvado, sem saber como... Apenas se sabe que a sua cicatriz da testa advém desse episódio, que se seguiu à morte dos pais. Escusado será dizer que, por ser bebé, Harry não se lembra de nada!
Após esta descoberta, Harry ingressa em Hogwarts, a melhor escola de feitiçaria, onde faz amigos: primeiro Ron Weasley, depois junta-se a eles Hermione Granger.
Como eu ia dizendo, até pode parecer fácil, mas cada pormenor, cada episódio que ocorreu nesse ano em Hogwarts, tinha uma ligação profunda à história principal... Por exemplo, temos o desporto "oficial" o Quidditch, com regras próprias e específicas, os "alimentos" e guloseimas, brinquedos, objetos, tudo especial e próprio daquele mundo!!
E, então, neste primeiro ano, desenrolou-se um mistério... que envolvia Snape, um professor que teimava em "odiar" Harry; Quirrel, outro professor (aparentemente inofensivo); e ainda a Pedra Filosofal... :)
Adorei que a "tensão" fosse crescendo até ao final...
Ah! E adorei a escrita de J K Rowling! É maravilhosa! Leve, fluida, e permite-me "visualizar" a ação e saborear cada página, com a maior calma (embora, na verdade, a leitura tenha sido bem rápida!).
Não vos quero revelar muito da história, porque adorei realmente descobrir tudo aquilo e, para contar uma parte, é necessário "puxar" muitos mais factos, já que, realmente, se encontram todos entrelaçados...
E, para além da escrita, gostei imenso da forma como a escritora foi construindo as personagens, de um jeito diferente... Conseguimos de imediato "odiar" Malfoy e os Slytherin (um dos grupos em que os alunos estão divididos; Harry e os amigos pertencem aos Gryffindor). Sentimos admiração e respeito por Dumbledore e um "carinho" por Hermione e mesmo pelo grandalhão Hagrid! :)
Ah! E J K Rowling é também capaz de nos deixar os sentimentos à flor da pele... Para além das pequenas risadas que abundam ao longo da leitura, sentimo-nos tristes e comovidos em algumas cenas.. E, logo na seguinte, damos pulos de alegria (isto aconteceu-me mesmo, no final!).
Portanto, se assim como eu (agora já não..), fazem parte da minoria que ainda não leu Harry Potter, aconselho-vos a apressarem-se, pois é uma leitura inesquecível!
E, claro, no meio das "aventuras" (que andam, no fundo, à volta de uma única), conseguimos sempre tirar algumas lições de vida.. A maior parte indiretamente, mas também algumas "passadas a palavras":
Dumbledore: "Não se resolve nada a divagar em sonhos quando nos esquecemos de viver. Lembra-te disto."
Eu acho que nunca senti uma vontade tão GRANDE, de CORRER a comprar o próximo livro, embora o final tenha sido sereno (mas ficaram algumas pontas soltas).. Eu queria ter alguma calma, porque são apenas sete, mas não sei se vou conseguir!! :) Foi mesmo ótimo!!
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)