Review: "Inesquecível", de Alexandra Bracken

01/03/2020



Editora: Marcador

Autor: Alexandra Bracken

Edição: 1

Número de páginas: 366




Sobre a autora

Nascida em Phoenix, Arizona, Alexandra Bracken cresceu a alimentar a sua imaginação por influência do mundo de Star Wars, apreciado pelo pai. Estudou Inglês e História, depois de vender o seu primeiro livro, já no secundário. Mais tarde, trabalhou na edição de livros infantis, dedicando-se agora à escrita a tempo inteiro.



O livro

Olá a todos!! :)

Cá vai a primeira resenha, depois de tanto tempo! Não imaginam as saudades que tinha de escrever sobre uma das minhas últimas leituras! (Bem, e de ter últimas leituras! XD)

Esta é a continuação de "Mentes Poderosas", de Alexandra Bracken. Já tínhamos falado sobre a história antes, aquando do nosso passatempo de aniversário, Contudo, agora que já li, não nos ficamos pela sinopse ou pela capa, avançando antes para um opinião completa da escrita e da construção de toda a história!

Só que, primeiro, terei de avançar com um resumo breve da história, para que ninguém se perca: tudo se passa num futuro distópico, um futuro no qual um vírus devastou os EUA e levou a que os organismos dos jovens desenvolvessem poderes perigosos como forma de se protegerem contra a ameaça. Ruby é capaz de apagar mentes, e sente-se um monstro por isso e pelo que já foi levada a fazer com o seu poder. Ao longo de "Inesquecível", a adolesscente parte numa viagem em busca da informação crucial por detrás desta epidemia, a qual está guardada no interior de uma pen... A pen de Liam Stewart, o rapaz por quem se apaixonara e de quem se afastou...

Toda a história se resume a esta travessia. Por vezes com momentos mais calmos, outros quase de cortar o fôlego, mas a verdade é que tudo o que acontece acaba por resultar de um encontro furtuito, à exceção de algumas perseguições... E esse foi o ponto que me causou mais comichão ao longo da história: o facto de Ruby quase se limitar a vaguear até as coisas lhe aparecerem à frente a seguir. Claramente, falta algo forte à história: um propósito claro que a mova.

Quanto à criatividade da autora, esta poderia ter sido um pouco melhor trabalhada, tendo em conta que não se acrescentou muito mais ao mundo do que o livro anterior já tinha feito. Apesar disso, foi interessante assistir a umas pequenas reviravoltas, as quais exigem um bom nível de imaginação sobre os acontecimentos de "Mentes Poderosas".

Toda a história mantém o seu nevoeiro confuso-perturbador de antes.

A protagonista não é particularmente cativante, apesar de dar voz a um conjunto de pensamentos e reflexões "existenciais" algo típicas de um jovem adulto e com as quais é possível de alguma forma identificarmo-nos. As restantes personagens já são mais vivas e cativantes, construídas com mais cuidado e profundidade. Sinto que devo destacar Liam (que aparece já envolto num tom bastante diferente do que antes) e Vida (que surge apenas neste volume e que nos consegue chamar a atenção maioritariamente pela sua acidez badass para depois nos cativar com um calorzinho resguardado por dentro).

A escrita de Bracken é a estrela deste livro. Verdadeiramente inesquecível. Mesmo nos períodos mais cansativos ou aborrecidos da história, o articular direto de palavras da autora era capaz de me manter na leitura até voltar a acontecer algo de novo (o que, infelizmente, nem sempre se verificava com a celeridade desejada).

Podendo dividir o livro em dois, escolheria as primeiras 200 páginas em que não percebemos totalmente o que está a acontecer porque nos sentimos francamente aborrecidos, apesar de ser gostarmos de conhecer as personagens; e as restantes 100, que servem para nos puxar a terminar a história, adquirindo um ritmo muito empolgante e que se fecha com o inesperado e propositadamente caótico final da história...

Resumindo... ótima escrita e personagens cativantes num mundo não muito criativo e numa história que poderia certamente ter sido escrita em bastantes menos páginas!

Boas leituras!! ;)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros