Review: "Os Imperfeitos", de Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Autor: Cecelia Ahern
Edição: 1
Número de páginas: 328
Sobre o autor
Cecelia Ahern é formada em Jornalismo e Comunicação, tendo sido o seu primeiro livro (e grande sucesso) PS, Eu Amo-te. Existem outros romance, traduzidos para mais de 40 idiomas, e alguns adaptados a filme.
O livro
Olá a todos!! :)
Este livro foi publicado pela Editorial Presença, há menos de um mês. Bem, pelo género da autora, pensei que se tratasse de um romance propriamente dito. Contudo, fui surpreendido e arrebatado por este livro, uma distopia muito bem conseguida!!
Bem, na presente situação, temos uma sociedade rígida, com uma Guilda, um tribunal que julga as pessoas que cometem erros, classificando-as como imperfeitas. A sociedade divide-se, então, entre perfeitos e imperfeitos, estes últimos tratados como escumalha e com os seus direitos fortemente restringidos.
A nossa protagonista, Celestine North, é uma rapariga perfeita, de excelentes resultados académicos, um namorado que a ama (e que é filho do chefe da Guilda), e muitos planos para o futuro dos dois. Até que um dia tudo muda... E não apenas com ela!
A verdade é que ela percebe que as suas atitudes estão a ter um impacto inimaginável na sociedade, o que vai desencadear enganos e mistérios, desaparecimentos e paixões.
Acho que o mundo foi construído com muita criatividade, uma ótima abordagem e introdução. Adorei conhecer o universo e a vida de Celestine!
Os personagens são todos cativantes, à exceção de um (claro que propositadamente), e, sem dúvida, bem construídas, mesmo que pela perspetiva de Celestine.
Sim, porque ela é a narradora, e nós acompanhamos a sua história... E com uma sede, que nem é bom! Só não o li de uma vez pelo simples facto de precisar de amadurecer a história na minha cabeça.
A escrita é simplesmente deliciosa! Apreciei cada frase, expressão, e identifiquei-me com a narração, o que me leva a querer ler algo mais da autora (ainda que com receio por ser romance puro). Conseguimos sentir o mesmo que a protagonista, ver os rostos dos personagens, tudo!
A desconfiança, as reviravoltas (adoro!!), a tensão crescente até ao final, foi tudo perfeitamente conquistado.
A capa é linda!! Uma das mais bonitas da minha estante, senão mesmo a mais bonita!! E tem um significado enorme para a história. Também a diagramação está irrepreensível, os capítulos do tamanho ideal e a acabar em suspense...
No fundo, trata-se de uma história que nos passa a mensagem de que errar é humano, faz parte da nossa essência. É com os erros que crescemos e evoluímos!
Bem, por favor, leiam este livro! Vale muito a pena, tem uma qualidade enorme e faz-nos devorá-lo! Tornou-se um dos meus favoritos de sempre! Pois, agora estou a roer as unhas até ao próximo volume, que terminará esta duologia.
Boas leituras!! ;)
Oferta de:
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)