Review: "Percy Jackson e a Maldição do Titã", de Rick Riordan
Editora: Casa das Letras
Autor: Rick Riordan
Ediçao: 5
Número de páginas: 332
Sobre o autor
Nascido no Texas, em 1964, onde vive com a mulher e os filhos, ensinou Inglês e História em São Francisco. O primeiro livro da sua série "Percy Jackson" obteve milhares de prémios, vendeu 2 milhões de exemplares e este mais de 100 semanas no topo do NYT.
O livro
Olá a todos!! :)
Acabo de constatar que ainda há pouco o desafio começou e eu já vou a meio! Sim, sem dúvida, "Percy Jackson" tem sido uma agradável surpresa, capaz de me chamar à leitura com uma eficácia inquestionável.
Depois do desfecho do volume anterior, Percy vê-se com uma nova amiga, Tália, que já nao é apenas um pinheiro capaz de proteger a Colónia dos Mestiços. Na verdade, esta chega mesmo a acompanhar o nosso trio favorito numa pequena missão de recrutamento que resulta no desparecimento de Annabeth...
Também a deusa Ártemis é feita prisioneira pelo grupo que quer ressuscitar o titã Crono e terminar com o período olímpico. E isto leva Percy, Tália, Grover e duas caçadoras de Ártemis a lançarem-se numa missão muito mais perigosa. E que resultará na morte de dois deles.
Esta é outra boa aventura a que a coleçao já me habituou. No entanto, nao posso dizer que foi a melhor...
A começar pela criatividade. Ainda que vários pontos novos do mundo de Percy Jackson tenham sido introduzidos de modo a dar brilho e credibilidade à história, a verdade é que os obstáculos que eles enfrentaram e especialmente a forma como estas dificuldades foram ultrapassadas deixam a desejar por serem muito semelhantes às dos livros anteriores.
Ainda assim, as personagens nunca falham e conseguem sempre cativar-me e entristecer-me com a sua perda. É de salientar que as novas personagens não conseguem ficar tão bem construídas quanto as outras.
Pessoalmente, senti falta de Annabeth ao longo da história, para não falar da sensação de que se perdeu um pouco o desenvolvimento da personagem, o qual espero que venha a acontecer no livro seguinte.
A escrita e o estilo do autor é provavelmente o ponto alto da coleção, conseguindo integrar até nas cenas mais intensas um momento de riso ou descontração que permite à história manter sempre uma leveza que não choca com o que sentimos pelas situações e personagens. Percy a narrar em primeira pessoa foi definitivamente a melhor escolha.
Finalmente, sinto o dever de dizer que a capa acaba por não se coadunar com a história e toda esta leveza, levando-nos para tons mais sombrios que pontuam a história apenas de vez em quando.
Bem, devo dizer que é um livro que nao chega ao cinco, mas confio que, depois do que já li, os seguintes tornarão a alcancar essa meta. Não tardarei a descobrir o destino de Percy e do Olimpo...
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)