Review: "Três Coroas Negras", de Kendare Blake

15/04/2020



Editora: Porto Editora

Autor: Kendare Blake

Edição: 1

Número de paginas: 326




Sobre a autora

Apesar de ter nascido na Coreia do Sul, Kendare Blake cresceu no Minesotta, e chegou mesmo a estudar em Londres. Após o seu Master em Escrita Criativa, a autora publicou diversos best-sellers, dos quais se destaca "Anna Vestida de Sangue".



O livro

Olá a todos!! :)

E a fantasia está efetivamente de volta ao blog! Yeyyyy!! Este é o primeiro livro de uma série YA (Young Adult) que nos leva até um mundo obscuro onde é preciso matar para governar.

Tudo se passa na misteriosa ilha de Fennbirn. A sua população divide-se em três povos / grupos sociais, cada um com uma herdeira ao trono. Mas apenas uma das três jovens poderá vencer e tornar-se a verdadeira Rainha, permitindo à sua fação a desejada ascensão social. A questão é que todas elas são irmãs. A cada geração, a Rainha vencedora dá à luz três filhas enviadas pela Deusa e morre dando-lhes lugar. As três são divididas pelos três povos, e é aí que elas crescem.

Quando as irmãs completam 16 anos, está aberta a "guerra" entre elas. A irmã que conseguir matar as outras duas ganha o direito absoluto ao trono e a prosperidade da sua fação por uma geração inteira, até que se inicie a nova disputa, entre as suas futuras filhas.

Nesta geração, somos apresentados a Mirabella (dos Elementais), Arsinoe (dos Naturalistas) e Katharine (dos Envenenadores). Cada uma delas foi arduamente treinada desde que nasceu com os poderes da sua sociedade para ganhar. Quem irá matar primeiro?

Bem, este livro é claramente uma introdução à história. Não há dúvidas de que se trata de uma espécie de prequela, com a Cerimónia Vivificante (a que abre estes Jogos da Fome entre rainhas) a decorrer nas últimas páginas do livro. Contudo, não pensem que não existiu um crescendo ou que não houve tensão ao longo da história, porque foi exatamente o oposto!

Mas comecemos pela base da história! Gostei da ideia e acho que é bastante original. Há quem compare esta história a The Hunger Games, mas é porque claramente não conhece as duas histórias. Uma não tem nada que ver com a outra. É que nem a base da história... Lá porque as três herdeiras ao trono dispõem de um determinado tempo para se matarem umas às outras, isso não quer dizer que estejam enfiadas numa arena amplamente divulgada pela sua Nação como tributos inicialmente anónimos de uma ideologia distorcida e desigualitária! Por favor...

Posto isto, vem a questão do desenvolvimento, que, com esta ideia-base, poderia ter sido bastante melhor aproveitado e até direcionado ao que a capa nos promete. Realmente, antes de folhearmos o livro estamos à espera de um tom mais obscuro, o que apenas acontece em algumas cenas, mais numa espécie de terror visual do que com a profundidade psicológica que o livro pedia.

E isto acaba por fazer-nos chegar ao tópico "Personagens". Gostei da construção que foi sendo feita à sua volta, e de como vamos acompanhando os seus medos e inquietações. No entanto, esse talhar de personalidade deveria ter começado mais cedo, o que não foi possível porque, no princípio, as personagens se confundem nas nossas cabeças, por não nos serem apresentadas de forma devidamente faseada.

Já a exploração dos traços culturais de cada grupo começa em força (e que força!), acabando por se desvanecer ao longo da história, pelo que no final as fações quase parecem iguais.

A escrita da autora é boa, já amadurecida e com uma beleza que não nos passa despercebida. Algo incrível é que Kendare Blake alia as expressões bonitas à objetividade da história, conseguindo fazê-la avançar com naturalidade e um toquezinho seu de por as palavras, levando-nos a ler mais e mais, só para voltarmos a sentir o sabor das suas conjugações.

Em muitos momentos, ficava claro que estávamos a ler um YA, com um romance adolescente bastante notório e exagerado pelas circunstâncias extremas que envolvem as personagens. Incluindo triângulos amorosos, que tendencialmente irritam os leitores. Contudo, até esta dimensão foi bem incluída na história para os outros públicos, fazendo-nos virar as páginas com uma velocidade inesperada. Algo que certamente contribuiu para isto foi o facto de nunca faltarem voltas no enredo. Então, o final faz-nos ser ainda mais rápidos, com um ritmo alucinante e um conjunto de acontecimentos que são capazes de nos tirar o chão. O final da história, esse... não tenho dúvidas de que vai deixar muitos leitores de boca aberta e respiração suspensa. Bem na última frase...

Enfim, para mim, não há dúvidas de que é para avançar em direção ao volume seguinte. Mesmo que não o tivesse já em casa! E esperar para ver o lado mais negro desta coleção...

Boras leituras!! ;)

Oferta de:


Instagram

Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido... 

Goodreads Challenge

2021 Reading Challenge

2021 Reading Challenge
NoConforto has read 0 books toward their goal of 50 books.
hide

 



Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)

Os nossos parceiros