TV: Designated Survivor (2ª e 3ª temporadas)
Episódios: 21+10 (45 min) - País de origem: EUA - Ano: 2017-19
Avaliação: 7,5/10
Trailer
Review
Olá a todos!! :)
Hoje trago-vos a opinião de "Designated Survivor". Ou melhor, das duas temporadas que se seguiram. Sim, isto inclui a tão controversa terceira temporada, produzida pela Netflix. Já lá vamos, vou-vos dar a minha opinião sobre tudo! :)
Nestas duas temporadas, continuamos a acompanhar as nossas personagens, o presidente e a sua equipa de pessoas que lutam para o ver conseguir o sucesso na presidência dos EUA, num momento de enorme crise e dúvida acerca das suas capacidades para o fazer.
Mais ainda... Um conjunto de pessoas que o querem ver como presidente outra vez. Isso mesmo, Tom Kirkman decide recandidatar-se enquanto independente ao cargo, chegando a ele agora pelas vias oficiais. Mas o caminho não será de todo fácil. Daí termos toda a 3ª temporada para o acompanhar.
Bem, eu dei 10/10 à primeira temporada. Foi uma temporada repleta de twists e momentos de suspense, bem como imensos de derreter o coração. Mas todos eles acabaram por ir desaparecendo, em particular na terceira temporada.
A verdade é que toda a premissa desta história se baseava no homem humilde que subiu à posição mais poderosa do mundo e que teve de guiar o seu país num momento de profunda crise nacional. Um homem que o fazia com tanto tato quanto coração. Um homem que se preocupava genuinamente com os que o rodeavam e que lutava com o que fosse preciso para que conseguisse fazer a coisa certa.
Um homem que não cedia às politiquices, apesar de ter de as usar para fazer o que era correto. Só que, agora, e especialmente com a campanha, Kirkman começa a deixar-se levar pela necessidade de ser reeleito e, mesmo que não notando, acabou a tornar-se um político como nunca quis ser. E é isso que nos deixa verdadeiramente desiludidos... pelo menos a mim.
O outro fator é o facto de a história se tornar menos consistente em termos de enredo e suspense. O lado da conspiração terrorista acaba por não ter um fim conclusivo e aos poucos passamos a focar-nos apenas na vertente política, sem mais. E isso implica uma alteração do ritmo. E o pior é que o final da história não fica totalmente definido (mas isso já sou eu que odeio finais abertos... :P)
No entanto, não são estes os motivos que as pessoas apontam para a deterioração da qualidade da série. E é sobre isso que vou falar também! Por um lado, fala-se da linguagem usada pelas personagens. Há mais palavrões e talvez uma ou outra cena de sexo (apesar de nada propriamente pornográfico) com o intuito de tornar a série mais real. Confesso que isso não me causou transtorno nenhum (apenas o facto de a profundidade dos diálogos ter decaído). Mas, seja como for, aceito-o como um ponto válido.
Aquilo que não acho que faça sentido nenhum apresentar como argumento é o facto de a série aprofundar os seus tópicos no campo do político-social. Fiquei chocado ao ler as opiniões de diversos utilizadores americanos. Mas isso só prova a polarização política que já conhecemos e que foi bem representada a cada passada política na série. Ler comentários de pessoas incomodadas por um dos momentos sexuais ser entre dois homens ou por duas personagens latinas terem chegado a posições de topo na Casa Branco, alegando-o como "desnecessário" ou "ridículo" (e mesmo o facto de existir um personagem transgénero ser "despropositado", porque "ninguém pediu para ver isso"), deixou-me verdadeiramente preocupado com o que se está a passar atualmente.
O que me leva a reforçar a posição de que é necessário que estes temas sejam trazidos. Ainda para mais numa série focada na esfera política americana! Talvez se tenha tentado pegar em vários pontos e acabado por não se aprofundar alguns temas devidamente na última temporada, mas a verdade é que se escolheram os pontos que mais polarizam o país (e, arrisco-me a dizer, o nosso mundo). É preciso normalizar e debater estas coisas!
Seja como for, super aconselho a série A TODOS!! A primeira temporada é 100000/10, e as restantes, apesar de nos deixarem ligeiramente tristes com o passar do tempo por causa da transformação do nosso ídolo, continuam a fazer-nos pensar e a viver as histórias daquelas pessoas que nos fisgaram desde o princípio (e por trás das quais estão ótimas atuações!)! A sério, não se vão arrepender!
Espero opiniões vossas, quando virem!!
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)