TV: Person of Interest (3ª temporada)
Episódios: 23 (45min) - País de origem: EUA - Ano: 2013-14
Avaliação: 9/10
Trailer
Review
Olá a todos!! :)
A opinião que vos trago é agora de uma série, a terceira temporada de "Person of Interest", da qual realmente gostei!
(Leiam o início da resenha da 1ª temporada, para perceberem o assunto inicial, se não conhecerem. Os temas já mudaram bastante)
Depois do que aconteceu no final da temporada anterior, não são Finch e Reese a manobrar o que acontece com a máquina e os números. É antes a Máquina que os controla a eles! Cada passo que dão é resultado direto das ordens da Máquina, sem fazerem ideia do que acontecerá a seguir, ou de onde ela os leva.
Desta forma, os centros de ação são dois (que se vão juntando ao longo da série): por um lado, Finch, Reese e Shaw; por outro, Root, que passa a ouvi-la a toda a hora, com tudo o que isso pode implicar... E, levanto já o véu: e se aparecesse outro equipamento para fazer concorrência à Máquina, caindo nas mãos erradas?
Já nada é o que era no início. E, no final, então, não há comparação possível.
Como sabem, achei o tema muito original e, essencialmente, bem aproveitado. Os interesses à volta da Máquina e a própria Inteligência Artificial como temas conjuntos são o centro de toda a temporada. Entram agora terroristas a favor dos direitos individuais (e, portanto, contra a invasão à privacidade que a Máquina constitui), juntando-se às já conhecidas organizações e empresas que ambicionam o controlo desta tecnologia.
E é claro que isto, quanto mais depois de outras duas temporadas, assume uma complexidade impressionante. Mas a abordagem e organização por episódios aligeira a "pressão". Sem contar que o que vai acontecendo ao longo da temporada se acumula até explodir tudo no mesmo plano maquiavélico... Só mesmo visto! No entanto, os números irrelevantes quase não aparecem.
As cenas de ação não faltam. E algo que adoro na série é que todas conseguem um estilo próprio, que envolve uma inteligência de guião e, mais importante, o estilo e "charme" que só Reese e Shaw conseguem alcançar. Um pouco do passado das personagens também vai aparecendo, mas já nos é conhecido, mesmo que, por vezes, os venha assaltar de forma inesperada.
As personagens continuam cativantes, algumas até subiram na minha consideração... :P Ganhei uma segunda personagem favorita! Para compensar (e tristemente!!), a minha favorita desapareceu de palco, assassinada, numa cena daquelas...!! Os atores são brilhantes, e conseguem umas prestações irrepreensíveis.
Os efeitos, cenários, objetos e tudo o mais estão muito bons! A reviravolta final foi mesmo brilhante. O final deixou-me de rastos! Quanto mais pelo forçado abandono do passado (não posso desenvolver a ideia...).
Termino, gritando para que vejam esta série!! Gostei imenso, falta muito pouco para os dez! Ah, e os últimos cinco episódios, bem, esses são para ver de uma vez, a não ser que queiram ir parar ao serviço de cardiologia do hospital mais próximo...
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)