TV: Split: Fragmentado
Duração: 117 min - País de origem: USA - Ano: 2017
Avaliação: 8/10
Trailer
Review
Olá a todos!! :)
Sabendo que nao poderia faltar um post relacionado com o Halloween aqui no blog, decidi falar sobre um filme que me foi bem aconselhado e que vi ontem, descobrindo que não tem assim tanto "terror" como esperava. Pelo menos, não daquele mais comum. Ainda assim, é uma dica bem válida!
"Split" troca os espíritos e os fantasmas pela psique humana, deixando-nos aterrorizados com aquilo de que esta é capaz... Bem, para ser sincero (e talvez ao contrário do que a maioria possa pensar), passei metade do filme em profunda admiração, fascinado com a complexidade das personalidades que habitam no corpo de Kevin.
O filme começa quando ele rapta três jovens raparigas e as mantém presas num quarto, na "casa" onde vive, algures num subterrâneo. À medida que a história se desenrola, percebemos a que níveis chega o transtorno de que Kevin padece, entendendo que as 23 personalidades apresentam traços próprios, modos de agir e vestir distintas, formas de pensar e reagir diferentes, e mesmo características fisiológicas divergentes. Isso mesmo! Enquanto que uma personalidade pode ser perfeitamente saudável, outra pode sofrer de diabetes, por exemplo.
E é com base nestas alternâncias de personalidades que as raparigas (com destaque de Casey) tentarão descobrir o que as rodeia e as espera no meio do caos. Além disso, uma nova personalidade (muito mais obscura e perigosa) prepara-se para alcançar a luz e transformar o corpo de Kevin...
Ao mesmo tempo, conhecemos que passado marcou Casey e fez dela a pessoa que é. Bem, não posso dizer mais nada, a não ser a minha opinião, porque não quero estragar a vossa experiência ao verem o filme! Acho que já não será preciso explicar que achei a ideia superoriginal e bem aproveitada! Adorei tomar conhecimento desta doença e de algumas das suas manifestações. A ambientação foi faseada, o que nos ajuda a perceber como tudo funciona. No entanto, senti necessidade de algo mais, talvez de uma maior diversificação de cenários...
As personagens encontram-se razoavelmente construídas (à exceção do mundo que é Kevin, que está muito bem explorado). As interpretações, na minha opinião, foram fantásticas e, pelos motivos óbvios, destaca-se a de James McAvoy, que está por trás de todas as personagens que Kevin engloba.
Bem, o filme tem os seus "q's", mas tem bastante qualidade, e eu fiquei contente por ver! Se fosse a vocês, aproveitava a dica, quanto mais no Halloween!! :)
Boas leituras!! ;)
Ah, e, para os que o vivem, bom Halloween! :P
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)