TV: The Crown (1ª temporada)
Episódios: 10 (55 min) - País de origem: UK - Ano: 2016
Avaliação: 8/10
Trailer
Review
Olá a todos!! :)
"The Crown" foi a série que, após vários conselhos amigos, me acompanhou durante o período de conjuntivite há uns dias atrás... XD Não conseguia escrever para o blog, mas nem assim parei de pensar em produzir conteúdo, ao mesmo tempo que pude desfrutar por o fazer...
Estamos em 1952. O rei George, de Inglaterra, enfrenta graves problemas de saúde, e a atual rainha Elizabeth II é ainda jovem, recém-casada e um tanto inexperiente. Mas a trágica morte do rei leva-a a ter de assumir a Coroa e todo um reino em desacordo...
E a profunda dor pessoal terá de ser deixada para segundo plano... Elizabeth, sentindo-se impreparada para a tarefa da governação, será obrigada, contudo, a tomar as rédeas de um mundo em reviravolta, mas preso a estruturas demasiado conservadoras e limitativas. Pior do que isso, Elizabeth depara-se com uma enorme luta interior: ser mulher/irmã/mãe/filha, ou colocar a Coroa à frente de tudo?
Bem, algo é inegável: "The Crown" dá corpo à h/História com muito cuidado, tomando muitas vezes por base pequenos detalhes que viram mini-tragédias ou quase-lendas dos dias de hoje. Mas o verdadeiramente interessante nesta(s) série(s) é a arte de dar corpo aos factos, de introduzir sentimentos e relações e ligá-los aos acontecimentos e reações públicas que se conhecem e registam. E, nisso, esta série consegue ser agradavelmente surpreendente.
Contudo, senti que poderia ter mais sentimento. Uma boa série histórica deveria ir mais além, introduzir-nos no sentimento do período histórico ao ponto de estarmos completamente envolvidos. O que não é alcançado nesta temporada, talvez fruto do foco permanente na classe política/real.
E por falar em política... Não posso deixar de referir o fantástico tributo a Churchill! Ainda que nem sempre certo (como será de esperar numa pessoa / personagem real), a sua visão política de domínio de diplomacia e opinião pública é manifestamente brilhante, o que é perfeitamente percetível nesta série (não obstante a vivência de uma fase final e longínqua do auge da carreira deste homem). Existe, inclusivamente, um episodio que lhe é especialmente dedicado.
A reflexão sobre símbolos e pessoas está bem conseguida, assim como determinados momentos do guião (que estão simplesmente TÃO-BEM-ESCRITOS!!). O tom está perfeitamente definido, especialmente através das luzes e cores acinzentadas e chuvosas, dos cenários cuidadosamente planeados e da fotografia sublime.
As personagens têm os seus Q's... Infelizmente, nenhuma se revelou a mim especialmente cativante... A rainha consegue chegar até nós em certos momentos, mas, sinceramente, na maior parte do tempo, só lhe queria bater!! Ela agia quando não devia e ficava impávida e serena em vez de tomar as atitudes que tinha de concretizar!
Já as atuações por trás das personagens estão verdadeiramente irrepreensíveis.
Enfim... Aconselho a todos os que sintam alguma curiosidade por este momento histórico do Reino Unido ou por alguma das suas figuras. Ou então procurem uma trama histórica pautada por alguns dramas e reflexões políticas. Bem como pelo torturante dilema entre o self e o duty... Vale a pena!
Boas leituras!! ;)
Unboxings, updates de leitura e uma data de loucuras aleatórias! Não me digas que tens perdido...
Goodreads Challenge
2021 Reading Challenge
Não és meu amigo no Goodreads? Junta-te! :)